concentracao_4concentracao_8

O uso da imaginação é um dos componentes vitais para o êxito da hipnoterapia e também, auto-hipnoterapia.

Sua imaginação é, possivelmente, uma das maiores dádivas que possui, e depende de você cuidar dela e melhorá-la.

Apesar de muitas pessoas afirmarem possuir uma imaginação visual pobre, isto, de fato, não é verdade. Como qualquer outra parte do corpo, ela pode ter se enfraquecido por falta de uso, mas é um fato que as únicas pessoas que não têm a habilidade de “ver” claramente em suas mentes, são as que nasceram cegas. Qualquer um que enxerga – ou que já foi capaz de fazê-lo – é passível de visualizar. Se sente que seus poderes de visualização não são tão fortes quanto poderiam ser, existe uma série simples de exercícios que pode praticar para melhorá-los.

1. Escolha um objeto simples do seu dia-a-dia (talvez um vaso, uma jarra ou um abajur). Estude aquele objeto por vários minutos. Não olhe simplesmente para ele e pense consigo mesmo “Isto é uma jarra” e pare por aí. Observe-o em detalhe. Preste atenção no seu formato, sua cor, como é o encaixe da alça, etc. Agora feche os olhos e tente visualizar aquele objeto em sua mente, vendo-o com a precisão de detalhes como anteriormente. Se achar difícil, simplesmente abra os olhos e dê uma outra olhada antes de fechá-los e repetir o processo.

2. Uma vez que sinta que pode visualizar um único item, repita o processo com um grupo de três ou quatro. Observe-os com atenção antes de fechar os olhos e tente vê-los em sua mente.

concentracao_6concentracao_5

 

3. Agora você precisa experimentar com uma imagem mais abstrata.

Pense em um lugar do qual se recorda, do seu passado recente ou distante.

Não é necessário recordar os eventos específicos que ocorreram – apesar de não haver mal algum em fazê-lo – mas tente recriar aquele lugar, em sua imaginação, com o maior detalhe possível. Uma vez que faça isto com êxito, você nunca mais poderá alegar que possui uma imaginação visual pobre.

Não espere que esta rotina aconteça da noite para o dia. Assim como um músculo enfraquecido necessita de exercícios repetidos, do mesmo modo a imaginação fraca. Mas ambos podem ser muito melhorados através da prática regular.

Pratique.

 

por Dalva Helvig Nikolak

concentracao_7